Especial

novembro 19th, 2017

As mais belas vozes de Hollywood

More articles by »
Written by: Flávio Junio
belas vozes

Charles Chaplin foi uma das principais, se não a principal , figuras do cinema mudo. O grande artista entrou para a história também por sua notável irreverência , sem ter que dizer uma única palavra.

Uma das maiores evoluções do cinema foi justamente , com os avanços da tecnologia, dar sonorização às cenas com o auxílio das falas. Chaplin – ao contrário de outros artistas de sua época, não encontrou tanta dificuldade para fazer esta transição, começando por O Grande Ditador de 1940, mas creio que deve ter sentido um baque inicial – pois toda mudança requer tempo para ser digerida.

Como entusiasta de vozes, especialmente as faladas, este blogueiro lista abaixo alguns dos mais marcantes timbres vocais do cinema. Graves, suaves, possantes e firmes , quando um ator entra em cena – também através da sua voz conseguimos esmiuçar a personalidade daquela figura que ele interpreta.

Viola Davis
Sou completamente suspeito para falar dessa mulher, como grande admirador de seu trabalho. Viola – que sempre entrega tamanha veracidade em suas interpretações dramáticas, possui um tom de voz bastante grave e cheio e consegue transmitir toda a dor que sua personagem está sentindo no momento, como pode ser comprovado em Dúvida – que lhe rendeu uma indicação para o Oscar . Há alguns anos, a atriz interpretou a mãe de Fantasia Barrino , vencedora do American Idol, numa cinebiografia sobre a cantora, e revelou que também possui grande potencial para ser uma diva da black music ou do gospel music.

George Clooney

Não sou e talvez nunca serei muito fã de George Clooney como ator. Pra mim , ele até hoje só fez o básico – porém entendo porque uma legião de mulheres caem de amores pelo eterno Dr. Ross de Plantão Médico. Clooney – mesmo interpretando um bandido, sempre consegue o charme necessário para fazer com que uma série de espectadoras se mantenham fiéis. É só ele abrir a boca e dizer algo , que elas “piram”.

Helen Mirren

À inglesa Helen Mirren, que faturou entre 2006 e 2007 quase cinquenta prêmios por sua interpretação em A Rainha – constantemente lhe são conferidos papéis de liderança. Com uma voz firme e confiante , Helen arrebata a atenção da platéia – que sempre deposita muita credibilidade na sua persona, não á toa que vários cineastas a querem em suas produções.

Matt Damon
Matt Damon é outro preferido do público feminino e com méritos. Bom ator , Damon consegue fazer de um filme regular – como Gênio Indomável, um bom programa apenas por sua presença. Ator talentoso que também tem um “gogo de ouro”.

Charlize Theron

Quem diria que uma atriz tão linda seria tão talentosa – afinal ainda existe preconceito com quem é tão bela. Vencedora do Oscar em 2004, por seu incrível trabalho em Monster, a sul-africana Charlize Theron tem uma voz sedutora que contribue com ela em trabalhos que exaltam sua sensualidade, e que de maneira contrária reforçou a masculinidade da personagem que foi o divisor de águas em sua carreira e que lhe valeu a estatueta dourada.

Jack Nicholson
Ator querido pela indústria , Jack Nicholson já fez muita coisa. De galãs românticos a garanhões e vilões enloquentes , Nicholson fez de tudo. Sua voz grave , que algumas vezes passa uma imagem ameaçadora, poderia ter sido conferida também a Hannibal Lecter de O Silêncio dos Inocentes, mas ele foi preterido por outro dono de uma bela voz, Antony Hopkins.

 

 

 

Marion Cotillard

Com uma voz bem suave, que combina um pouco com seu modo de ser – Marion Cotillard está sendo frequentemente requisitada para papéis singelos e românticos , como a esposa resignada de Daniel Day Lewis em Nine ou a namorada de Johnny Depp em Inimigos Públicos. Para quem assistiu Piaf , um hino ao amor, onde Marion dá um verdadeiro show de atuação – e percebeu o grande esforço da atriz em modificar seu timbre vocal até chegar ao similiar de Edith Piaf, ficou claro que esta artista francesa não tem medo de correr riscos pelo amor a arte.

 

Tom Hanks
Oscarizado duas vezes, por Philadelfia e Forrest Gump – Tom Hanks também é dono de uma das mais belas vozes do cinema. Do passado cômico até o ator sério que é hoje , Hanks é um nome bastante forte em Hollywood e me espanta o fato dele até hoje não ter sido chamado para interpretar um presidente americano. Cacife , além de voz , pra isso ele tem.

 

Kate Winslet

Outra favorita pessoal, Kate Winslet custou , mais custou mesmo a ganhar seu tão sonhado Oscar, mas enfim ele chegou , mesmo que seja por um filme muito meia boca. Da mocinha de Titanic para a ex-soldado nazista de O Leitor – Kate já trilhou por vários caminhos e até mesmo se aventurou pelo mundo da música, ao interpretar uma canção para o filme Um Conto de natal. Tanto falando quanto cantando , Kate arrasa e com certeza é uma das vozes mais poderosas de Hollywood.

James Earl Jones


Esta lista não estaria completa sem o grande James Earl Jones, que aqui no Brasil talvez seja mais lembrado por interpretar o pai de Eddie Murph em Um príncipe em Nova York, um dos hits da Sessão da Tarde nos anos noventa. Earl Jones também emprestou sua grande voz para o famoso Darth Vader de Guerra nas Estrelas.

Angela Bassett
Angela Bassett permaneceu durante anos como um segredo bem guardado de Hollywood, até ganhar a oportunidade de interpretar a mãe do popstar Michael Jackson na minissérie televisiva Os Jacksons: Um Sonho americano. Pouco mais tarde, Angela estourou em mais um personagem real , – o da diva Tina Turner , papel pelo qual ganhou um Globo de Ouro e foi indicada ao Oscar. Poucos sabem que a atriz também é cantora e que sua voz é bem marcante.

About the Author

Flávio Junio
Flávio Junio é bacharel em Teologia, professor e profissional da Secretaria de Educação de Minas Gerais. Ex-aluno do curso Teologia, Crítica e Linguagem Cinematográfica, ministrado pelo crítico de cinema Pablo Villaça, há doze anos integra o coral gospel Kerygma da Igreja Batista da Lagoinha.




4 Comments


  1. Morgan Freeman, com certeza tem a voz mais poderosa do cinema americano.


  2. wladimir

    Alguns nomes…

    Morgan Freeman, Harison Ford, Cristopher Lee (ara muios a voz mais marcantes das telas em todos os tempos).


  3. cinefilapornatureza

    Eu sou apaixonada pelo timbre de voz do Patrick Wilson!!! Poderia passar o dia inteiro escutando a voz dele. rsrsrsrs


  4. Gilvan Martello

    Super Flávio, cada vez mais surpreendente. Gostei demais deste artigo. Você só deixou de fora um grande nome: Jeremy Irons. Numa pesquisa realizada por estudiosos, a voz dele foi definida como a mais perfeita do cinema (se é que isto existe – rs). Adorei a inclusão de Viola Davis, em "Dúvida", ela deu um show à parte. Nicole Kidman e Julianne Moore também têm vozes marcantes. Grande abraço e parabéns!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *