CinePerfil

setembro 20th, 2017

Cine Perfil — James Dean

More articles by »
Written by: Flávio Junio
Tags:,
images (1)

James Bryon Dean, mais conhecido como James Dean, foi um símbolo da rebeldia e das transgressões. Filho de um protético e de uma dona de casa, o futuro astro aos nove anos enfrentou seu primeiro revés com a morte da mãe, vitimada por um câncer. Depois do triste episódio, Dean passou a morar na fazenda com os tios, onde aprendeu atividades do campo em geral. Seu interesse pelo mundo das artes surgiu aos 14 anos, participando de peças escolares, paralelamente enquanto jogava no time de basquete. Pouco depois muda-se para Los Angeles, onde passa morar novamente com o pai, e para Nova York, matriculando-se no Actor's Studio, de Lee Strasberg.

A estreia de James Dean nos cinemas foi bem tímida, uma participação não creditada no filme de guerra Baionetas Caladas, dirigido por Samuel Fuller.
Logo após,  fez uma série de pequenas participações na TV americana, até cair nas graças da Broadway com a peça O Imoralista, que lhe rendeu um Tony Award. Em 1955, o lendário Elia Kazan escolheu Dean para viver um dos protagonistas em Vidas Amargas. O drama é centrado na luta de dois irmãos pela atenção do pai. A atuação do ator foi bastante elogiada, levando a Academia responsável pelo Oscar a indicá-lo como melhor ator no ano seguinte, foi a primeira nomeação póstuma na história do prêmio. 

Em setembro de 1955, James Dean envolveu-se em um acidente, que lhe custou a vida e colocou um ponto final em sua carreira meteórica. Seu falecimento acabou promovendo o sucesso de Juventude Transviada, no qual viveu o rebelde Jim Stark, famoso por suas atitudes desordeiras. Poucos meses antes de seu falecimento, filmou Assim Caminha a Humanidade, onde dividiu as telas com Rock Hudson e Elizabeth Taylor. A produção, lançada em 1956, rendeu para Dean sua segunda nomeação póstuma ao Oscar, sendo indicado ao lado do colega Hudson. 

James Dean morreu fazendo aquilo pelo qual tinha paixão, dirigir em alta velocidade. Aos 24 anos sua jornada foi encerrada precocemente — com apenas sete filmes no currículo e a promessa de um futuro que poderia ser promissor. Se estivesse vivo hoje, estaria com 85 anos e provavelmente pertecenceria ao seleto grupo de lendas estelares que fizeram e fazem história.

 

Frases de James Dean

images (2)
''Confiança e fé são as suas coisas principais. Você não deve se permitir ser teimoso''.

"Para mim, atuar é a a forma mais lógica para as neuroses das pessoas se manifestarem, nesta grande necessidade que todos temos de nos expressar".
 


About the Author

Flávio Junio
Flávio Junio é bacharel em Teologia, professor e profissional da Secretaria de Educação de Minas Gerais. Ex-aluno do curso Teologia, Crítica e Linguagem Cinematográfica, ministrado pelo crítico de cinema Pablo Villaça, há doze anos integra o coral gospel Kerygma da Igreja Batista da Lagoinha.




0 Comments


Be the first to comment!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *