Especial

julho 23rd, 2019

De olho no Oscar 2011 – 1º parte

More articles by »
Written by: Flávio Junio

Faltando menos de um mês para o anúncio dos vencedores do Oscar 2011, chegou a hora de postarmos nossas apostas. Durante toda esta semana , estaremos fazendo alguns comentários sobre os indicados das seis principais categorias: Melhor filme, diretor ; ator ; atriz ; ator coadjuvante e atriz coadjuvante.

Hoje falaremos sobre as finalistas da categoria melhor atriz.

Elas são:

Annette Bening


A norte-americana Annette Bening, 52 anos, iniciou sua carreira já com 30 anos de idade – estrelando Valmont – uma história de sedução , dirigido por Milos Forman. Casada com Warren Beatty – um ícone do cinema , Bening foi indicada ao Oscar três vezes antes , perdendo em duas oportunidades para a mesma atriz. Este ano, ela foi lembrada pela Acadêmia pela comédia Minhas Mães e Meu Pai – produção que lhe rendeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz (Comédia ou Musical). A favorita da categoria é Natalie Portman , mas se tem alguem que pode sinalizar alguma ameaça com certeza é Annette Bening.

Natalie Portman

Nascida Natalie Hershlag , a israelense Natalie Portman – 29 anos – é a candidata a ser batida no próximo Oscar. A atriz faturou mais de 20 prêmios , dentre as condecorações da crítica e as associações norte-americanas de cinema. Em Cisne Negro, Portman entrega de longe a melhor perfomance de sua carreira e se seu favoritismo for confirmado , ela tem tudo para ser um nome ainda mais forte em Hollywood.

Jennifer Lawrance

Frequentemente nesta categoria do Oscar há um rosto novo em Hollywood, alguém que é lembrada por despontar como uma futura estrela. Desta vez , Jennifer Lawrance – 20 anos – é quem debuta , por seu ótimo desempenho como a adolescente que é obrigada a se tornar uma adulta precoce, no drama Inverno da Alma. Suas chances de vencer são bem pequenas, mas a indicação já é uma vitória para ela.



Nicole Kidman


Do grupo, Nicole Kidman – 43 anos – é a única com um Oscar na estante. Indicada por Moulin Rogue e As Horas – que lhe rendeu a estatueta, Kidman caminhava oferecendo uma sucessão de fracos desempenhos , até se reencontrar no drama Rabbit Hole – que curiosamente no Brasil ganhou o título Reencontrando a Felicidade. Como a Acadêmia já lhe concedeu o Oscar uma vez, acredito que vai demorar um pouco para que eles a sagrem novamente como a vencedora.

Michelle Williams

A quinta vaga da categoria era uma icógnita. Alguns achavam que iria para Hilary Swank por Conviction , outros davam como certa a indicação de Lesley Manville por Another Year. No final da contas, Michelle Williams levou a melhor e conseguiu uma segunda indicação para o Oscar, como protagonista – pelo drama Blue Valentine – onde divide cena com Ryan Gosling. Americana , 30 anos, Williams começou sua carreira aos 13 anos – participando de uma das aventuras da famosa cadela Lassie. Suas chances de vencer são próximas de zero , mas brevemente ela pode ser novamente selecionada, por interpretar um dos maiores símbolos sexuais do cinema – a loira Marilyn Monroe.

Quem vai vencer: Natalie Portman
Quem pode vencer: Annette Bening
Quem é a zebra: Michelle Williams


About the Author

Flávio Junio
Flávio Junio é bacharel em Teologia, professor e profissional da Secretaria de Educação de Minas Gerais. Ex-aluno do curso Teologia, Crítica e Linguagem Cinematográfica, ministrado pelo crítico de cinema Pablo Villaça, há doze anos integra o coral gospel Kerygma da Igreja Batista da Lagoinha.




0 Comments


Be the first to comment!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *