Em Destaque

março 25th, 2019

Olhar Cinéfilo — Como Estrelas na Terra

More articles by »
Written by: Flávio Junio
Tags:,

O indiano Como Estrelas na Terra (Taare Zameen Par, no original) marcou minha vida como educadora. O filme conta a história de um menino de 9 anos chamado Ishaan Awasthi (Darsheel Safary), que sofre de dislexia e estuda em uma escola tradicional. Com dificuldades para ler (as letras dançavam em sua frente), o jovem não consegue ser alfabetizado. Acreditando que tal deficiência na verdade era um ato de indisciplina, o patriarca dos Awasthi resolve colocar o filho em um internato, onde Ishaan sofre pela ausência da mãe e do irmão mais velho.

A trajetória do garoto passa por uma reviravolta quando sua jornada cruza com a de um professor,  conhecido por não seguir uma metodologia convencional.

Percebendo a aflição de Ishaan, o professor Nikumbh (Aamir Khan) consegue identificar a dislexia no personagem, e a partir disso, com a ajuda de outros profissionais e da família Awasthi — pouco a pouco cada obstáculo vai sendo superado.  Aprendendo a ler e a escrever, o menino vai vencendo a opressão familiar e sua história começa a tomar um rumo diferente, com o aprendizado assumindo outro significado.   

A metodologia de  Nikumbh abraçou o prévio conhecimento de mundo das crianças, valorizando suas experiências e sempre respeitando a diversidade na sala de aula. A atitude do professor afetou diretamente no futuro do protagonista, bem como no seu retorno ao ambiente familiar.      

Como professora,  preciso lidar cotidianamente com problemas desse tipo no cenário escolar. Encontrar meios e soluções para trabalhar com deficiências de aprendizado exige, antes de qualquer coisa, compreender que o amor deve chegar sempre primeiro — por isso, tal mensagem propagada por  Como Estrelas na Terra é encantadoramente inspiradora.   

Vanessa da Luz Silva é Pedagoga em Belo Horizonte 





0 Comments


Be the first to comment!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *