Em Destaque

julho 26th, 2017

Olhar Cinéfilo — Tropa de Elite

More articles by »
Written by: Flávio Junio
Tags:,
19421604_20131107205223562

Tropa de Elite, de José Padilha, retrata a vida dura dos policiais do BOPE, e a podridão que é o sistema policial. Ele descreve uma realidade lamentável da cidade do Rio de Janeiro,  onde todo o sistema funciona para se perpetuar, incluindo policiais corruptos, traficantes, políticos e consumidores de drogas da classe média e alta. Mostra também um Capitão(Wagner Moura) vivendo angústias pessoais, ausente em sua família e ponta firme em seu trabalho. A tropa de elite da PM é tratada como um pequeno grupo ainda blindado contra a corrupção que devorou o restante da polícia, graças provavelmente ao sentimento de honra de seus membros, não colabora nem um pouco com a adoção de práticas corretas no combate ao crime.

Confesso que me impactei muito com o filme, pois até então ouvia nos jornais sobre os acontecimentos, mas Tropa de Elite trouxe a realidade, o dia a dia de uma instituição falida. Infelizmente ele demonstra uma situação que não é só na segurança, mas também na saúde, educação e vários setores que a corrupção perpetua.

Sempre gostei de temas relacionados à política e a realidade social. A produção, lançada em 2007, me fez refletir um pouco a cerca do sistema em que vivemos. Às vezes me pergunto: como fazer para mudar a realidade, o sistema? É um tema muito complexo, pois não há vontade da sociedade e muito menos dos políticos. É todo um cerco fechado que só favorece a corrupção.

Do ponto de vista cinematográfico,  acho uma boa produção e apesar de várias críticas aos filmes brasileiros, eu sempre gostei de algumas produções..

Ismael de Assis é professor em Contagem, MG.





0 Comments


Be the first to comment!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *