Em Destaque

abril 20th, 2019

Oscar 2013 — Os Vencedores

More articles by »
Written by: Flávio Junio

Uma cerimônia previsível e monótona, assim pode ser descrita a 85ª edição do Academy Awards realizada no último domingo. Ao contrário do que alguns apostavam, os prêmios não se concentraram em apenas uma das produções indicadas a melhor filme. Assim como o britânico BAFTA, as estatuetas democraticamente foram divididas entre os principais longas. Argo, de Ben Affleck, confirmou o favoritismo e levou para a casa três estatuetas, entre elas a de melhor produção de 2012; As Aventuras de PI, de Ang Lee – um dos campeões em indicações, surpreendeu e derrotou Lincoln na categoria melhor diretor, na qual Steven Spielberg era o franco favorito, além de levar em algumas categorias técnicas ; enquanto isso Os Miseráveis , dirigido por Tom Hooper , não saiu de mãos abanando, faturando quatro estatuetas , melhor atriz coadjuvante para Anne Hathaway é uma delas;e Quentin Tarantino e seu Django Livre foram agraciados com dois prêmios, melhor roteiro original e melhor ator coadjuvante para o austríaco Christoph Waltz (seu segundo Oscar por um filme de Tarantino).

Daniel Day Lewis e Jennifer Lawrence não deram chances para seus concorrentes e foram eleitos o melhor ator e a melhor atriz pelos papeis do ex-presidente Lincoln e da jovem viúva que tenta reconstruir a vida ao lado de um homem bipolar em O Lado Bom da Vida, respectivamente.

No que diz respeito a Seth MacFarlane, o mestre de cerimônias, na opinião deste blogueiro o criador do ótimo Uma Família da Pesada deixou seu humor ácido e sua irreverência em casa e decepcionou com uma apresentação repleta de piadas pouco inspiradas ou manjadas, a começar pela introdução do evento que contou com a participação de William Shatner encarnando o capitão Kirk de Jornada nas Estrelas e que foi extremamente maçante, quase 15 minutos de diálogos vazios. O fraco desempenho do humorista muito possivelmente deve tornar suas chances de retorno nas próximas edições bastante improváveis.

Confira abaixo a lista com os vencedores do Oscar 2013:

Melhor ator Coadjuvante – Christoph Waltz – Django Livre
Melhor curta animação – Paperman
Melhor animação – Valente
Melhor Fotografia – As aventuras de Pi
Melhor Efeitos Visuais – As aventuras de Pi
Melhor figurino – Anna Karenina
Melhor maquiagem – Os Miseráveis
Melhor curta metragem – Curfew
Melhor documentário de curta-metragem – Inocente
Melhor documentário – Searching for the Sugar man
Melhor longa estrageiro – Amor
Melhor mixagem de som – Os Miseráveis
Melhor edição de som – A hora mais escura
Melhor edição de som – Operação Skyfall
Melhor atriz coadjuvante – Anne Hathaway
Melhor montagem – Argo
Melhor Direção de Arte – Lincoln
Melhor trilha sonora – As Aventuras de Pi
Melhor canção – Adele – Operação Skyfall
Melhor roteiro adaptado – Argo
Melhor roteiro original – Django Livre
Melhor diretor – Ang Lee
Melhor atriz – Jennifer Lawrence
Melhor ator – Daniel Day Lewis
Melhor filme – Argo


About the Author

Flávio Junio
Flávio Junio é bacharel em Teologia, professor e profissional da Secretaria de Educação de Minas Gerais. Ex-aluno do curso Teologia, Crítica e Linguagem Cinematográfica, ministrado pelo crítico de cinema Pablo Villaça, há doze anos integra o coral gospel Kerygma da Igreja Batista da Lagoinha.




One Comment


  1. Também achei o Oscar muito previsível e monótono. Curioso que a noite prometia justamente o contrário: surpresas e um apresentador polêmico. Se tivéssemos que citar uma grande surpresa mesmo, acho que foi o triunfo de Ang Lee em Melhor Diretor. Até o empate em Edição de Som foi muito chocho… Acho que o Oscar 2013 se aproximou muito do Oscar 2006, que teve uma divisão bem igualitária entre os filmes premiados. Isso é um reflexo da qualidade da seleção de filmes desse ano.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *