Viajando pelo mundo

julho 23rd, 2019

Viajando pelo mundo – Bósnia Herzegovina

More articles by »
Written by: Flávio Junio

Como país independente da Iugoslávia – a Bósnia Herzegovina só se abriu efetivamente para a Sétima Arte em 1992, antes disso todos os filmes produzidos na região eram creditados como sendo iugoslavos. Hoje , ainda marcado pelos efeitos da guerra, promove um dos mais importantes festivais de cinema da Europa, o Sarajevo Film Festival – que já contou com as presenças no júri de Jeremy Irons, Mike Leigh e de Jasmila Žbanić – a quem dedicamos essa coluna nesta semana.

Jasmila Žbanić

Uma das mais jovens diretoras de cinema da Bósnia Herzegovina, a cineasta Jasmila Žbanić – 37 anos- é considerada um talento promissor, tendo seus trabalhos reconhecidos e festejados em diversos festivais de cinema pelo mundo. Graduada em Belas Artes, em Saravejo, Žbanić mudou-se em 1995 para os EUA para trabalhar como manipuladora de bonecos e com teatro de marionetes – pouco tempo depois voltou para sua terra natal para criar uma produtora de cinema – produzindo pequenos filmes e documentários. Por seu longa de estreia – Grbavica, recebeu inúmeros prêmios – entre eles o cobiçado Urso de Ouro em Berlim e indicações para o European Film Awards e o Sundance Film Festival. Retratando os efeitos da guerra iugoslava dos anos noventa sobre a Saravejo contemporânea, através do olhar de uma mãe solteira e sua filha – a produção foi sequenciada por outro longa com pano de fundo semelhante. On the Path é protagonizado por um jovem casal que tem que lidar com os traumas causados pelo conflito na Bósnia que levou a morte milhares de pessoas – e tal como o antecessor conseguiu obter grande êxito por onde foi exibido.

Cena de Grbavica

About the Author

Flávio Junio
Flávio Junio é bacharel em Teologia, professor e profissional da Secretaria de Educação de Minas Gerais. Ex-aluno do curso Teologia, Crítica e Linguagem Cinematográfica, ministrado pelo crítico de cinema Pablo Villaça, há doze anos integra o coral gospel Kerygma da Igreja Batista da Lagoinha.




One Comment


  1. Kamila

    Mais um nome que eu não conhecia e que você encarta nesta seção!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *