Viajando pelo mundo

setembro 20th, 2017

Viajando pelo mundo — Holanda

More articles by »
Written by: Flávio Junio
Tags:,
18670162.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Data de 1896 o primeiro filme holandês, foi o curta Gestoorde hengelaar , dirigido por M.H laddé e J.W. Merkelbach. Durante a Primeira Guerra Mundial, mantendo-se em uma posição imparcial, a Holanda projetou-se com sua ainda modesta indústria cinematográfica, conseguindo produzir cerca de oito projetos por ano. A derrocada veio décadas depois com a Segunda Guerra, período em que o país foi ocupado por tropas nazistas, e consequentemente as produções feitas naquele período possuíam um claro viés propagandista. Os dias gloriosos ficaram no passado, entretanto nomes proeminentes, como o do cineasta Bert Haanstra, foram surgindo. Haanstra tornou-se respeitado com Fanfare de 1958, cuja trama acompanhava dois grupos de fanfarra disputando uma competição, tentando provar um para o outro sua supremacia em um vilarejo. Já o curta Glass, que veio antes, ganhou o Oscar na categoria Melhor Documentário. Anos mais tarde, outro cineasta ganhou fama em seu país e conseguiu ultrapassar barreiras. Estamos falando do internacional Paul Verhoeven. Suas produções locais  mais bem sucedidas são Soldado de Laranja (1977) e Sem Controle (1980) – mas foram os hollywoodianos O Vingador do Futuro e Instinto Selvagem que o transformaram em Cult. Entre os recentes profissionais de maior êxito na nação pertencente aos países baixos, está a atriz Carice Van Houten.

Carice+Van+Houten+Tribeca+Film+Festival+2011+GfjzzHYGIP3lFilha de um radialista e uma profissional de uma TV educativa, Van Houten teve sua  primeira grande oportunidade na TV holandesa, na pele da protagonista do telefilme Suzy Q., personagem à qual lhe rendeu alguns prêmios. Seu salto na carreira deu-se pelas mãos do famoso Paul Verhoeven, que a selecionou para o papel principal em A Espiã, longa considerado um dos melhores filmes holandeses de todos os tempos, onde interpretou uma jovem judia que tentava esconder sua origem em plena era hitleriana. Seu desempenho acabou abrindo portas  na indústria hollywoodiana. Ela atuou em Operação Valquíria,  com Tom Cruise, e em Repo Men — vivendo a esposa de Jude Law. Sua inserção em Hollywood não lhe agradou como esperado, Van Hoten declarou certa vez: Eu vi Hollywood, e embora eu não tenha nada contra, esse não é meu estilo de vida. Meu agente está chocado por eu querer ficar na Europa”.

A atriz, que também é cantora, lançou em 2013 See You On The Ice , seu primeiro disco inteiramente em estúdio, e há quatro anos integra o elenco regular da série do momento, Game of Thrones, como a sacerdotisa Melisandre.


About the Author

Flávio Junio
Flávio Junio é bacharel em Teologia, professor e profissional da Secretaria de Educação de Minas Gerais. Ex-aluno do curso Teologia, Crítica e Linguagem Cinematográfica, ministrado pelo crítico de cinema Pablo Villaça, há doze anos integra o coral gospel Kerygma da Igreja Batista da Lagoinha.




0 Comments


Be the first to comment!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *